sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Sedução de Manolo Blahnik


O estilista espanhol Manolo Blahnik é considerado o maior estilista de calçados do mundo. Suas criações são definidas como uma mistura de moda e arte, e isso se deve não só à sua ousadia e suas criações incomuns mas principalmente por seu acabamento impecável. O interesse de Manolo por sapatos começou nos anos 70, quando o estilista mostrou algumas de suas criações à “Diana Vreeland”, então editora da revista Vogue norte-americana. Diana não só adorou os modelos como também pediu permissão para fabricá-los. A partir daí começaria o sucesso de Manolo.

Sua estréia no mundo da moda aconteceu em um desfile do estilista britânico “Ossie Clark”, em 1971. Os sapatos, apesar de lindos e originais, tinham os saltos altíssimos, com aproximadamente12 centímetros, eram feitos de borracha e acabaram entortando nos pés das modelos. A partir dessa experiência, Blahnik percebeu que precisava aprender muito sobre sapatos, e procurou estudar o assunto com um profissional.



Bianca Jagger, modelo na época, participou do primeiro desfile do estilista e não só adorou os sapatos como fez com que Manolo começasse a ficar conhecido, usando seus sapatos em inúmeras de suas aparições em eventos badalados. Porém, mesmo com essa ajuda, os calçados de Blahnik continuaram por algum tempo sem serem notados, conhecido apenas por alguns estilistas e modelos.
Um ótimo meio de divulgação da marca, foi através da personagem “Carrie” vivida por Sarah Jessica Parker no seriado “Sex and the City”, que tinha não só verdadeira adoração pelos sapatos como também uma coleção deles em seu closet.No início de 2003, a coleção de Blahnik foi divulgada em uma exposição realizada no Museu do Design, em Londres, roubando todas as atenções; e também foram o tema do livro Manolo Blahnik Drawings, escrito pelo jornalista de moda Colin McDowell.



Mesmo atualmente com o sucesso da marca, Manolo continua a cuidar atenciosamente de todas as etapas do processo de criação e desenvolvimento de seus produtos. Mesmo com o interesse de muitos grupos especializados em artigos de luxo em comprar seu negócio, Manolo Blahnik prefere continuar sem fazer alterações em seu negócio: com uma empresa pequena mas construindo sapatos sedutores que se transformaram em desejo de mulheres de todo o mundo.


Por: Bruna Bonatto

Um comentário:

  1. Meninas ,amei o blog de vcs,parabens,eu faço Design gráficos,e gosto de desenhar coisas relacionadas a moda tbem.....
    Beijos Sol

    ResponderExcluir