sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Moda e Corpo

O corpo é a peça chave do mundo da moda. O termo moda abrange valores maiores do que objetivos; se relacionando diretamente com as atitudes da vida de um ser humano, faz interpretações de comportamentos.
A moda desempenha um papel muito importante na sociedade produzindo e gerando símbolos que sistematizam valores culturais e sociais. Estes símbolos são agregados construindo valores à estética corporal.
O corpo suporta uma “literatura não verbal”, ou seja, pode-se ler e interpretar a personalidade, a origem e as emoções através do que este corpo está vestindo.
”Meu corpo é não é meu corpo, é ilusão de outro ser. Sabe a arte de esconder-me e de tal modo sagaz que a mim de mim ele oculta.” No livro Moda Contemporânea de Cristiane Mesquita, a autora ressalta esse trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade enfatizando que se analisar o guarda-roupa é possível visualizar uma ilusão de um outro ser produzida pela moda. Muitas vezes não mostra aquilo que realmente é, mas é onde a subjetividade se materializa.
A roupa cobre as necessidades de proteção e pudor, ao mesmo tempo ela brinca com a indecência usada como atrativo sexual. Observa-se que a moda não só constitui o corpo como também comunica-se com as outras pessoas causando prazeres ou aflições a quem as observa.

Fonte Imagem: www.scx.hu

Por: Gabriela da Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário