quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Corpo em Evidência


No mundo de hoje as pessoas em geral preocupam-se muito com a aparência, o cuidado com o corpo, a “boa forma”, havendo a busca pelas formas físicas ideais, ou consideradas ideais atualmente. A mídia tem um forte papel neste assunto, pois constrói e divulga imagens de corpos perfeitos, que muitas vezes recebem efeitos e retoques artificiais para causarem nas pessoas o desejo de ter um corpo como os que aparecem nas revistas e propagandas.




Essa insegurança quanto à aparência afeta hoje as mulheres, mas também os homens e os jovens. Cada vez mais o corpo se destaca, o que anteriormente era escondido, agora é evidenciado. Vivemos um período de liberação, mas uma liberação controlada, que nos leva a estereótipos, preceitos, fórmulas e formas a serem seguidas. O corpo deve ser exposto, numa libertação, mas deve seguir algumas regras, como a da “boa forma”, do corpo curvilíneo, magro e perfeito.Na atualidade, um corpo bonito já basta, é como se fosse a própria roupa.

Notamos então uma mudança nos padrões, onde o padrão do corpo ideal feminino, não aceita gorduras, rugas, flacidez, excessos, características essas consideradas um descuido e uma falta de interesse por si próprio. Os corpos precisam estar dentro dos padrões exigidos pela mídia e principalmente pela publicidade, que influenciam e induzem ao consumo, a busca pelo ideal, pela beleza, pela saúde e boa forma colocados como necessários para se atingir a felicidade e satisfação pessoal.

Podemos então comparar o corpo à roupa, pois é ele que diferencia, seja de um grupo ou classe social, como no caso da roupa, que pode trazer e significar para o indivíduo seu sucesso, seu status e até mesmo seu valor.
Por Terezinha Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário