sábado, 10 de outubro de 2009

Corpo, Arte e Moda

Os interesses e movimentos do mundo da arte e da moda e suas afinidades têm como ponto de partida repensar a vida por meio do vestuário e criar alma à indústria da moda, enfim, dar ao vestuário a função de suporte da expressão artística.
A sociedade contemporânea e seu fascínio pelo consumo geram uma confusão desestabilizadora, mas que não deixa de ser fonte de criação. Assim existe uma moda que faz arte e uma arte que fala da moda. Muitos artistas colocam a idéia de que o corpo é vestimenta da alma e suas turbulências, tradutor dos anseios e desejos mais íntimos, local de paixões e da sedução.
A arte possui a força de resgatar do inconsciente, imagens e sensações dos indivíduos e traduzi-las nas mais diversas formas, fazendo com que esse corpo reprimido por códigos culturais tenha cada vez mais o desejo de se transformar e se diferenciar. Uma das mais fáceis formas que se encontra é mudar de roupa.
Moda é prazer e sensualidade, é por meio dela que o indivíduo visivelmente se faz belo, se torna único, se sente parte de uma cultura, e a arte proporciona essas atitudes a esse corpo.
A moda tem passado por grandes transformações, adquiriu uma nova “imagem” e interpretação. Ela não só serve para cobrir o corpo, mas também é um meio de comunicação, expressão e liberdade.
Por: Bruna Bonatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário