domingo, 18 de outubro de 2009

Salvatore Ferragamo

Salvatore Ferragamo dedicou sua vida á criação de sapatos. Aos 16 anos trabalhava com os irmãos nos Estados Unidos produzindo calçados feitos à mão para o cinema. Salvatore calçou divas como Greta Garbo, Sophia Loren e Marylin Monroe; e foi o primeiro a utilizar cortiça na confecção de saltos.
Quando voltou á Itália, seu país de origem, começou uma oficina de calçados dando início à primeira produção em larga escala de sapatos feitos à mão. Criou também o “sapato invisível”, feito de náilon e salto de camurça preta. Casou-se na década de 40 e teve 6 filhos. Após sua morte em 1960, a família segue com as empresas Ferragamo e seus filhos e netos trabalham nas empresas até hoje, fazendo crescer a marca que é reconhecida mundialmente.
Apesar de morto há mais de 40 anos, o sucesso da marca que leva seu nome continua, e é uma das mais famosas do mundo. No Brasil existem quatro lojas próprias da marca, localizadas em São Paulo (Shopping Iguatemi, Rua Haddock Lobo e na Daslu) e no Rio de Janeiro (Shopping Leblon). A coleção do estilista italiano conta também com perfumes e acessórios, com muita sofisticação, conforto, beleza e arte. Apesar de atualmente não serem mais feitos à mão, os calçados mantém uma qualidade impecável.
Em Florença, foi criado o museu Palazzo Spini Feroni, de construção medieval, que foi comprado por Ferragamo em 1938 para ser a sede de sua empresa. Hoje o museu homenageia o estilista com fotos, rascunhos, revistas, livros e fôrmas em madeira de pés famosos. O museu também exibe a coleção dos 10 mil modelos criados pelo estilista.


fonte das imagens: www.salvatoreferragamo.it

Por: Terezinha Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário